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TEATRO MUSICAL/ DANÇA: As especificações curriculares referem que o examinador avalia no máximo 8 candidatos de cada vez. É provável que eu tenha entre 16 e 24 alunos no mesmo grupo – significa que eles terão de realizar a performance 2 ou 3 vezes?

A orientação nas especificações curriculares que indica o máximo de 8 alunos serve para balizar o número máximo de candidatos a exames de artes performativas (Teatro musical/dança) que serão avaliados de uma só vez dentro do específico período de tempo previsto nos currículos para o grau correspondente. Se o centro tem grupos maiores em exame, é provável que a RSL envie mais do que um examinador para o que possam ser avaliados mais do que 8 alunos de cada vez. Note-se que o examinador pode pedir que determinadas secções da performance sejam repetidas.

TEATRO MUSICAL/ DANÇA: Quem fica responsável pela música?

Os centros de exame devem ter disponível alguém que fique responsável pela música e por operar os equipamentos de som. Contudo, nas componentes de freestyle em Street Dance e improvisação em Jazz (nos níveis 2 e 3) o examinador é responsável por fornecer o backing track que deverá ser conhecido pelos alunos somente no momento de exame. A música obrigatória para a demonstração técnica está disponível de forma gratuita aqui.

TEATRO MUSICAL/ DANÇA: Em que momentos do exame é permitida assistência/audiência?

É permitida audiência apenas para o Group Performance.

DANÇA: Posso juntar candidatos de diferentes graus no mesmo exame?

Não é aconselhado. A componente de performance deve cumprir os requisitos mínimos de duração e complexidade de cada grau. Se candidatos de graus diferentes realizarem a mesma coreografia podem ser necessárias exigências adicionais de dificuldade para os candidatos a graus mais baixos, pelo que estes estarão numa posição de desvantagem.

DANÇA: Podem candidatos individuais propor-se a exame?

Os exames de Street Dance a solo são permitidos do Premiere ao Grau 5, contudo, nos graus 6 a 8 é exigido um mínimo de dois candidatos. Isto porque a componente de Freestyle toma a forma de uma “batalha” o que requer no mínimo dois bailarinos. Os exames de artes performativas – Jazz Dance a solo são permitidos em todos os graus. É importante ter em consideração que a RSL exige um mínimo de meio dia de exames para que o examinador se desloque à vossa escola (no caso dos exames presenciais) ou seja alocado a uma transmissão (no caso de exames em live vídeo). Por esta razão, é desaconselhado um número reduzido de candidatos, pois irá aumentar o custo da realização das avaliações, não garantindo a presença de um examinador caso não esteja preenchido o requisito meio dia de exames. Para os exames de submissão de vídeo não existe um número mínimo de candidatos.

TEATRO MUSICAL: Qual o número mínimo e máximo de candidatos para os exames de Teatro Musical?

É necessário o mínimo de dois candidatos para o exame de Teatro Musical. Este pode decorrer em dois formatos – Group Exam ou Show Exam. Um Group Exam é normalmente uma turma de alunos de graus iguais ou próximos. O examinador pode avaliar até 8 candidatos de cada vez; Se existirem mais de 8 candidatos num grupo a performance terá de ser repetida. Assim, não existem normalmente mais de 16 candidatos num grupo. Se o Group Exam for composto por alunos de diferentes graus, a performance deve ter a duração mínima exigida para o grau mais elevado que exista no grupo. Um Show Exam é normalmente um grupo maior, composto por mais de 25 elementos. Podem ser avaliados por mais de um examinador. Os candidatos devem atuar pelo tempo mínimo exigido para o grau mais elevado a que se propuseram. Em ambos os formatos de exame os examinadores podem pedir aos candidatos que repitam determinadas secções da performance.

TEATRO MUSICAL: Podem candidatos individuais propor-se ao exame de teatro Musical?

Não. Os exames de Teatro Musical obrigam ao mínimo de dois candidatos.

TEATRO MUSICAL: Como seleciono o repertório adequado para os meus alunos?

TEATRO MUSICAL: Os candidatos de Teatro Musical devem apresentar uma produção completa com caracterização, iluminação, etc.?

Não é necessário apresentar uma produção altamente tecnológica a menos que essa seja a vontade dos candidatos e centros e que já o tenham planeado. Os Show Exams e os Group Exams podem ser realizados sem caracterização e em contexto de ensaio. Os materiais de exame podem ser pequenas secções de trabalhos publicados, mistura de músicas/peças de diferentes argumentistas ou mesmo uma peça original.

TEATRO MUSICAL: Posso juntar candidatos de diferentes graus no mesmo exame?

Sim, sem problema. Se o centro optar por group exams, a duração da performance deve corresponder ao mínimo exigido para o grau mais elevado no grupo.

De momento tenho apenas um candidato para o grau 2. Neste caso posso ter um outro aluno que não seja candidato para ser o par daquele na componente de demonstração técnica?

Sim, sem problema. O candidato usará um número na camisola e o não candidato não terá qualquer número.

TEATRO MUSICAL: Quem escolhe a área em que o aluno vai fazer a demonstração técnica no exame?

Nos Grau 1 a 5 o professor deve escolher a área da demonstração técnica para cada grau, e os candidatos do mesmo grupo devem fazer a demonstração da mesma área técnica. Os candidatos dos graus 6 a 8 podem escolher quais as áreas em que farão a demostração técnica.

TEATRO MUSICAL: Posso arranjar, de forma antecipada, os duos ou trios para a demonstração técnica em representação?

Não. Para os graus 1 a 5 se for escolhida representação, o examinador irá dividi-los em grupos de dois ou três elementos para a representação com os cenários dados no próprio dia. Assim, os candidatos devem preparara-se para contracenar com qualquer dos colegas do grupo.

TEATRO MUSICAL: Os candidatos realizam a componente técnica do exame todos na mesma sala e ao mesmo tempo?

Os candidatos realizam a componente de demonstração técnica no mesmo grupo de exame (conforme selecionado pelo professor) e ser-lhes-á pedido que entrem na sala por ordem de grau. Note-se que para os Show Exams, quando exista um número elevado de candidatos com mais do que um examinador, cada examinador irá necessitar de uma sala para si por forma a avaliar as componentes de demonstração técnica e debate.

TEATRO MUSICAL: Para o canto, posso utilizar um backing track que contenha voz?

Não, desaconselha-se o uso destes materiais que podem operar em prejuízo do candidato, dado que torna mais difícil para o examinador realizar uma avaliação precisa e segura acerca da técnica de canto do aluno.

TEATRO MUSICAL: Que tipo de questões poderá o examinador colocar na componente de debate?

Aos candidatos será pedido que partilhem algumas ideias acerca de um determinado tópico. Os tópicos são baseados na componente de performance do exame e são elencadas nas especificações curriculares de cada grau. Abaixo a seleção de tópicos (por ordem de aparição no currículo), com exemplos. Os exemplos são meramente ilustrativos do que pode ser perguntado:

  • Aparência do personagem – por exemplo, a aparência do personagem e o que traz vestido;
  • Relações do personagem – por exemplo, a relação entre o personagem interpretado e outro personagem da peça;
  • Desafios da performance – por exemplo, as partes da performance ou disciplinas que considera terem sido mais desafiantes;
  • Ambiente da peça – por exemplo, o ambiente e humor da peça, de uma música ou de uma cena;
  • Os sentimentos do personagem – por exemplo como o personagem se sentiu durante a cena, ou durante uma música ou dança e se existem algumas mudanças de humor/sentimento;
  • O contexto da performance – por exemplo, o que está a acontecer em determinada cena, onde tem lugar, a que se refere a cena, etc;
  • Processos usados nos ensaios para memorizar a peça – quais a técnica usada nos ensaios e fora delas para ajudar a memorizar as falas, músicas, coreografia.
  • Contexto histórico da peça – por exemplo, lugar e tempo de conceção da peça e cenário/período de tempo que possa ter influenciado a performance;
  • Antecedentes e história do dramaturgo/compositor – por exemplo, quem escreveu a música, letra ou peça e o conhecimento que o candidato tem acerca do autor/compositor;
  • Semelhanças e diferenças entre as personagens da peça – por exemplo de que forma duas personagens são similares ou diferentes e porquê;
  • Objetivo do personagem na peça – por exemplo o objetivo que o personagem pretende atingir e porquê;
  • Processos de ensaio para preparação vocal e física para a performance – por exemplo técnicas e processos de aquecimento utilizados para preparação específica para representação, canto ou dança e/ou para a performance em geral;
  • Processos e técnicas de ensaio utilizadas para desenvolver o personagem – técnicas utilizadas para ajudar a desenvolver uma compreensão completa ou de características específicas do personagem (voz/movimentos);
  • Estilo da peça e como o mesmo foi alcançado – por exemplo o estilo da peça como um todo, ou estilo de uma música ou coreografia específica, e/ou técnicas utilizadas nos ensaios para alcançar o estilo da peça;
  • Análise das técnicas de ensaio – por exemplo, quaisquer técnicas usadas no ensaio para desenvolvimento das da envolvência dos personagens como voz, movimento, encenação, etc;
  • Autocrítica da performance – por exemplo, indicando algo que correu bem na performance e algo que o candidato sinta que poderia ser melhorado ou que pretende fazer de forma diferente na próxima vez;
  • Técnicas de aquecimento – específicas para canto, dança e representação;
  • Análise das técnicas e processo usados nos ensaios para conseguir um determinado estilo ou período histórico – por exemplo, demonstrando consciência dos elementos usados para conseguir um determinado gênero ou período histórico, ou de uma canção, coreografia ou cena em particular;
  • Técnicas e terminologia relevante para o teatro musical – por exemplo, respiração, diafragma, dinâmicas, ritmo, modulação, objetivo, subtexto, etc. Os candidatos devem ser capazes de descrever o que significa cada um destes termos;
  • Características estilísticas da performance – da peça em geral ou de uma música ou coreografia em particular;
  • Limitações da peça e da performance – por exemplo, limitações experienciadas na performance ou termos de recursos para encenação o quaisquer ideias de como a peça poderia ser encenada se os recursos fossem ilimitados;
  • Desafios do processo de ensaio – as técnicas de ensaio consideradas mais desafiantes e porquê.
  • Influência de outros atores no processo de ensaio ou na performance.

Teatro musical:

https://youtu.be/eWXWEbvDWF4