Aconselhamos que antes da inscrição no exame o candidato deva dominar os conteúdos do manual e falar sobre isso mesmo com o professor. Aos candidatos autodidatas aconselhamos que tenham algumas aulas para verificar que estão, de facto, prontos para o exame.
FAQ
Preparação para o Exame
Como sei qual o momento certo para me inscrever no exame?
Para fazer um exame Rockschool é necessário ter feito um exame teórico musical?
Não. Não exigimos aos candidatos que tenham feito um exame teórico antes de fazer o exame da Rockschool.
Preciso de iniciar pelo grau mais baixo (entry level) ou posso começar em qualquer nível, por exemplo, pelo grau 5?
Os estudantes podem candidatar-se à Rockschool em qualquer grau sem qualquer precedência. Partimos do princípio que se um candidato se inscreve no grau 1 é porque tem a competência e técnica correspondentes aos graus mais baixos. Podem consultar os nossos guias e falar com o professor antes da inscrição no exame
O que são as peças de escolha livre (Free Choice Pieces)?
As peças de escola livre (Free Choice Pieces) são uma alternativa às faixas do manual. Em cada grau, (exceto o Debut e Premiere) podem optar por três peças livres. Os candidatos podem tocar originais seus, músicos do domínio público (incluindo hits das suas bandas ou músicos favoritos), peças de outras associações de exames acreditadas, uma peça dos Clássicos Rockschool. A peça dever estar em conformidade com os critérios técnicos das Free Choice Pieces e que podem ser encontrados na página das especificações relativas a cada instrumento. Caso estejam a considerar utilizar uma peça livre num exame de canto, devem submetê-la para o seguinte email: freechoicepieces@rslawards.com. Obterão uma resposta ao pedido no prazo de máximo de seis semanas. O pedido de esclarecimento é aceite mediante o pagamento de uma taxa de 10€ (dez euros).
Para mais informações acerca dos critérios Free Choice Pieces para cada instrumento, consulte aqui.
Preciso de aconselhamento sobre alguns aspetos técnicos do exame. O que devo fazer?
A RSL disponibiliza guias de estudo para Guitarra, Baixo, Bateria e Canto. Existem também guias técnicos para Guitarra, Baixo, Bateria que prestam suporte a candidatos e professores. O guia curricular para cada instrumento contém as especificações e requisitos técnicos para cada grau. Também podem enviar email para info@rslawards.com.
Posso usar uma guitarra elétrica num exame de guitarra acústica e vice-versa?
É permitido usar um instrumento acústico para um exame de guitarra elétrica do Debut ao Grau 3. Para o currículo de acústica, pode usar uma guitarra elétrica em qualquer grau. Contudo, para os exames de guitarra acústica não são necessários pickups eletrónicos. Recomenda-se o uso de um instrumento adequado e que facilite a execução do repertório selecionado, principalmente no que se refere a técnicas avançadas ou definições para graus mais elevados.
Quando é lançado um novo currículo, durante quanto tempo se pode utilizar o antigo?
Geralmente existe um período de 12 meses em que ambos os currículos se mantêm em vigor. Caso tenham dúvidas se o livro que pretendem usar ainda é válido para o exame, enviem uma foto da capa com a indicação da época em que pretendem fazer o exame e ser-lhes-á enviada uma confirmação.
Repetições de notação
Repetições notadas são necessárias em peças acompanhadas ( ou seja, as tocadas com backing track), mas para peças tocadas a solo (ou seja, sem backing track) as repetições podem ser consideradas opcionais- isto ocorre em todos os programas Rockschool e RSL Classical.