É um organismo global de qualificação especializada. Tem orgulho do seu conhecimento nos setores em que trabalha, e da qualidade e integridade das qualificações que atribui. O mundo está cheio de músicos, artistas e profissionais que desejam aprimorar as suas habilidades e estamos aqui para os apoiar.
De um pequeno escritório no oeste de Londres em 1991, a RSL (Rockschool Ltd) sonhava em mudar o horizonte da educação musical formal e procurava tornar-se a primeira alternativa viável às ofertas tradicionais disponíveis na Grã-Bretanha na época.
Para preencher, simultaneamente, o vazio e satisfazer uma procura que eles sabiam existir, os fundadores Norton York e o Dr. Simon Pitt desenvolveram, inicialmente, um programa de guitarra, baixo e bateria para o músico contemporâneo. A Rockschool realizou os primeiros exames no verão de 1991, tornando-os o primeiro programa do mundo com exames de grau para a música Pop/Rock.
Atualmente dispõe de exames de grau em dez áreas diferentes, garantindo que os programas são desenvolvidos com o cuidado, aptidão e experiência para assegurar que os mesmos são criativos, inovadores e relevantes para a indústria, com o objetivo de permitir o acesso à educação musical ao maior número de pessoas.
Depois de desenvolver, com sucesso, o mercado no Reino Unido, a empresa expandiu as suas operações para o mercado internacional. Hoje em dia realiza exames em mais de 40 países em todos os continentes. O compromisso com o alargamento das qualificações levou à expansão dos Exames de Grau (1991) para a inclusão de Diplomas de Ensino e Performance, Qualificações Profissionais (2005), Performance Arts Awards (2010), Creative Qualifications e exames de música clássica da RSL (2020).
Em Portugal foi identificada a mesma necessidade de resposta à lacuna no ensino artístico para as áreas do Pop/Rock. Sendo o mote para Vítor Gomes, pianista, professor e um dos fundadores da RS Portugal, trazer para cá, em 2009, as qualificações Rockschool. Durante quatro anos, foi o responsável por dar a conhecer as qualificações, organizar os exames e prestar todo o apoio operacional, em articulação com a RSL Awards.
Em 2014, face ao exponencial crescimento do número de candidatos, juntou-se a Amadeu Palhares, guitarrista e então professor, fundando a RS Portugal e dotando a representação portuguesa da RSL de uma estrutura organizativa sem precedentes.
Desta forma, a RS Portugal em representação da RSL Awards orgulha-se de oferecer as qualificações academicamente mais rigorosas e relevantes para a indústria, projetadas para apoiar todos os aspirantes a músicos, intérpretes, educadores e estabelecimentos de ensino – onde quer que estejam.